Anna Akhmatova:Requiem

Anna Akhmatova AHHA AXMATOBA

Anna Andreievna Gorenko – (Russia, 1889-1966)

Sou raiz por sobre a terra

Entre monturos no quintal.

Sou terra fora do buraco

E o buraco sou eu também.

“Adeus São Paulo”- grasnam os tucanos em réquiem.

Pensei em colocar aqui o fragmento de Requiem, apenas.

Não pude.

***

REQUIEM (1935-1940)

Não, não estava sob um céu estrangeiro,
nem me protegiam asas estranhas.
Estava com o meu povo, no lugar
em que infelizmente meu povo estava.
1961

РЕКВИЕМ
(1935-1940)

Нет, и не под чуждым небосводом,
И не под защитой чуждых крыл, –
Я была тогда с моим народом,
Там, где мой народ, к несчастью, был.
1961

 

Uma música, ainda que para morte, não deixa de ser música…

Talvez, toda música seja para morte, ainda que para afastá-la.

***

MÚSICA

Algo de miraculoso arde nela,

fronteiras ela molda aos nossos olhos.

É a única que continua a me falar

depois que todo o resto tem medo de estar perto.

Depois que o último amigo tiver desviado o seu olhar

ela ainda estará comigo no meu túmulo,

como se fosse o canto do primeiro trovão,

ou como se todas as flores explodissem em versos.

1958

МУЗЫКА

В ней что-то чудотворное горит,

И на глазах ее края гранятся.

Она одна со мною говорит,

Когда другие подойти боятся.

Когда последний друг отвел глаза,

Она была со мной в моей могиле

И пела словно первая гроза

Иль будто все цветы заговорили.

1958

Anna de todas as Rússias, Anna desterrada, Anna que grita baixinho…

~ por C. Guilherme A. Salla em 20/09/2008.

Uma resposta to “Anna Akhmatova:Requiem”

  1. é sempre prazeiroso visitar este blog e adquirir cultura ou visualizar pontos de vista absolutamente originais. prazer em ser seu amigo, prazer em ler seu blog sempre. abraços

Deixe um comentário

 
