Coelho, o mago, será? Saramago, o José, é! Literatura paula VS literatura magna…

Apnéia. Para cada parágrafo que não pára em ponto final, avança em vírgula por sobre o diálogo, sobre a nova idéia.

Sem travessão nem varinha de condão o mago de Lanzarote dá a palavra ao messias ao invés de andar a pé e de mochila atrás do apóstolo Thiago em Compostela.

Paulo vai a pé, José caminha sobre as águas…

Paulo Coelho

Paulo Coelho

Não sei por que cargas d’água juntei os dois no mesmo post. Talvez por querer atar as duas pontas de minhas experiências como leitor, “O diário de um mago”, dos meus primeiros livros adultos (eu, criança ignorante), com minhas atuais e concomitantes leituras, “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “As intermitências da morte”. É a única razão, plausível, para unir literaturas tão dispares num mesmo parágrafo.

O “Evangelho” foi o que comecei ler primeiro…lembro de ter me surpreendido com os motivos que levaram Saramago a escrevê-lo. Li, em uma entrevista com o autor, que ele passeava pelo centro de uma cidade (não me lembro qual) quando ao passar por uma banca de jornais, pensou ver, de relance, a seguinte manchete: “O Evangelho segundo Jesus Cristo”. Intrigado estacou, voltou, mas quando tomou o tal jornal nas mãos e notou o engano, decidiu perpetrá-lo.

Quando me dei conta do tempo que havia perdido, séculos de literatura e prazer, ataquei o “As intermitências da morte”, sabendo que, aqui, no meu país, a morte não dá trégua para ninguém.

Vou ver o filme do Meirelles, amigo do meu amigo Marcão, mas não li ainda o “Ensaio sobre a cegueira”, o que é uma pena.

Quem sabe se eu não houvesse começado tão mal minha carreira de leitor, hoje não precisaria dar um de coelho e leria com a calma necessária, uma a uma, a obra de José.

Em tempo: Assisti a uma mesa redonda com Fernando Morais falando que teve acesso, para escrever a biografia do mago, aos diários que Paulo Coelho escreveu “religiosamente” desde seus 11 anos. Pena que todo este treino não tenha aprimorado sua técnica…

~ por C. Guilherme A. Salla em 27/09/2008.

8 Respostas to “Coelho, o mago, será? Saramago, o José, é! Literatura paula VS literatura magna…”

  1. curto e grosso. assim deve ser!

  2. Não tem com gastar muito o latim com unanimidades burras, então sigo latindo…

    Obrigado pela visita e comentário!

  3. Opa, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abraços Junior

  4. Bacana, mas me explique isso melhor…

  5. R.I.P. SARAMAGO (1922-2010) http://www.josesaramago.org/detalle.php?id=842

  6. […] Coelho, o mago, será? Saramago, o José, é! Literatura paula VS literatura magna… setembro, 2008 5 comentários e 1 “Like” no WordPress.com, 3 […]

  7. kkkkk

    coelho assado

  8. aaaaaaaaapsadndnn

Deixe um comentário