O inesperado é um torpedo SMS: poesia via Embratel.

festival-da-mantiqueira-30-05-08-19

O inesperado. As coisas que acontecem assim, de repente.

Em julho, entressafra na educação (nada de férias, quem é professor e, como eu, acumula cargos no Estado e no município, sabe bem da pressão que rola para que larguemos um dos ossos, incluindo calendários não coincidentes) e eu, subnutrido culturalmente devido a uma tripla jornada extenuante pela mera subsistência, decidi me alimentar para ficar fortinho: saí à caça de congressos, seminários, oficinas e workshops em literatura, gratuitos, preferencialmente.

festival-da-mantiqueira-01-06-08-2

Achei muitas coisas bacanas, mas todas pagas, obviamente, até que o inesperado veio ao meu encontro.

Através de um e-mail, tive notícia do I Festival de Literatura da Mantiqueira, evento bacana, em um lugar idem e com programação ibdem.

Eram três dias de palestras e mesas redondas, denominados diálogos, entre literatura e as demais artes: cinema, TV, música. Convidados ilustríssimos, tais como Milton Hatoum, Marçal Aquino, Marcelo Rubens Paiva, Moacyr Scliar, Nelson Motta, Zuenir Ventura, Mario Prata, Fernando Morais, Jorge Caldeira, Alice Ruiz, Kátia Canton, Ivana Arruda Leite, Marcelino Freire, Suzana Amaral, o dramaturgo Lauro César Muniz, a atriz e autora Bruna Lombardi, as cantoras Fernanda Takai, Alzira Espíndola e Kátia B. A apresentação e mediação das atividades pelo jornalista Cunha Jr.

festival-da-mantiqueira-01-06-08-7festival-da-mantiqueira-01-06-2008-4festival-da-mantiqueira-31-06-2008-6festival-da-mantiqueira-31-06-2008-8festival-da-mantiqueira-31-06-2008-16festival-da-mantiqueira-01-06-2008-15festival-da-mantiqueira-31-06-2008-26

O cenário, o distrito de São Francisco Xavier (SFX, para os íntimos) emoldurado pela Serra da Mantiqueira, já era motivador por si só.

festival-da-mantiqueira-30-05-08-15festival-da-mantiqueira-31-06-2008-19

A intenção parecia ser a criação de uma versão paulista da Flip carioca, algo que aproximasse leitores e autores.

Agora, o melhor foi que o evento todo seria gratuito, com exceção da alimentação, do transporte e da hospedagem, que grátis, que eu saiba, assim, todas de uma vez, só mesmo no xadrez… ou… num concurso cultural de frases onde o prêmio fosse isso tudo na faixa…

Eis o inesperado, ele novamente, e assim, de repente, eu ganhei o tal prêmio com uma frase genial que eu nem me lembro mais …

O prêmio ainda  incluía a participação em uma oficina literária ministrada por Ivana Arruda Leite e Marcelino Freire. É mole ou quer mais?

festival-mantiqueira-01-06-2008-4festival-da-mantiqueira-31-06-2008-11festival-da-mantiqueira-31-06-2008

Muita gente bacana eu conheci. Gente de todo canto e canto de todas gentes: poetas, contistas, professores, editores e os medalhões da literatura contemporânea circulando pelas ruas da bucólica e chuvosa SFX.

festival-da-mantiqueira-01-06-08-12

Beatriz Galvão e Fernanda de Aragão

Fiz amigos nas letras e tracei novos rumos e projetos para as minhas próprias, incluindo este blog, que agora as abriga.

Peço licença para apresentá-los:

A alegre e inquieta, Fernanda  de Aragão, contista, cronista sensitiva, difusora cultural e blogueira de primeira. Editora chefe do SER-TÃO-PAULISTANO, agenda cultural da SP matuta e regional,  e do sensível CINCO DE OUTUBRO, onde estão seus escritos pessoais.

celulaaar-094

Pam Obarcam

Pam Obarcam, fumante de cigarros mentolados e, de acordo com seu perfil, no blog que capitaneia, o COCEIRA NA GARGANTA, ei-la: “Virada ao avesso, do contra, teimosa, o cão chupando manga. Azeda, reclamona, perfeccionista. Diversas antologias publicadas e a maioria das suas obras plásticas destruídas pela cachorra de estimação Carmem quando não por si própria. Prêmio prata no concurso internacional de poesias José Lins do Rego com o poema “Chuva”. Capa e poesia livro “Efervescência” do Movimento VirArte. (Obras “Luz” e “O Colecionador”). Participante do CD “Todos por um” com os poemas “Minha morte” e Alguma Coisa assim”, produzido pela ARCA. Eu sou o fel.”

Beatriz Galvão, agitadora e produtora cultural, declamadora, simpatia em pessoa, edita a agenda cultural mais concorrida de São José dos Campos e cercanias, o BIP CULTURAL. No Vale do Paraíba, não há evento que se preze sem o Bip da Beá.

Feitas as apresentações, vamos ao que interessa.

Beá pariu idéia genial e generosa. Vá lá que a essência da tal idéia tenha vindo de uma iniciativa de Marcelino Freire, levada a cabo na Mostra SESC de artes 08, onde torpedos com micro-contos foram enviados, via e-mail, para os celulares de quem se cadastrasse, gratuitamente.

A diferença entre as iniciativas é que Beá pretende fazer o mesmo, porém, ás próprias custas, utilizando seus Oi bônus! Fantástico, ou melhor dizendo, fantástica!

Topei imediatamente o convite de Beá e já mandei minha contribuição.

Agora é só apertar o send e pronto, poesia via Embratel!

O inesperado é um torpedo SMS.

Parabéns, Baronesa Beatriz!

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 21/11/2008.

3 Respostas to “O inesperado é um torpedo SMS: poesia via Embratel.”

  1. Olá Gui Salla!
    É sempre um grande prazer nicotinado visitar seu site. Um deleite. Sabe que fiquei sabendo da idéia da Beá apenas hoje? Topei e já enviei minha contribuição!
    Ela é the best, né!
    Abraços da amiga fumante de pulmão já preto,
    Pam Orbacam

  2. O Portal Lisboa e a Chiado Editora já começaram a fase de selecção de poemas enviados por vários autores, com vista a constarem na Antologia de Poetas Contemporâneos “Entre o Sono e o Sonho”. No entanto, os interessado ainda estão a tempo de enviarem os poemas. Para se inscreverem carreguem aqui: http://www.portallisboa.net

  3. Oi Gui Salla! É, tô imitando a Pam… Que surpresa boa passar por aqui e encontrar o Festival da Mantiqueira. Quem, foi, foi. Quem não foi, perdeu! Vamos que vamos! Ficar atentos para o ano que vem, na segunda edição! A gente pode logo ficar hospedado lá na em São Xico mesmo, a Bê tem um esqueminha baratinho!!! Beijos mil!
    Ah, adorei a fotinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: