Emerson Sitta, o poeta e seu estômago.

estomago

Emerson Sitta é um poeta que sofre do estômago.

É no estômago que este poeta guarda sua musa. Quando ela grita ele geme, a terra treme e o verso se faz carne.

Que ele tenha abdicado dos cigarros, do álcool e da cafeína em nome da musa, é fato. Ainda que na sua poesia nada disso transpareça. Toda úlcera, supurada, aguda.

Operário do verso, mestre de obra, poemas sem aparas nem sobras.

O seu blog, o REDIGIR, traz pouco do poeta. Nele quem fala é o professor. Oxalá tivera eu um professor assim, tão poeta…

Presenteio o leitor com dois poemas, disponíveis no blog, e torço para que meu amigo poeta me perdoe o furto:

Ó menina

– Diz-me, ó menina…

(dos novos tempos, das raízes descobertas, dos sertões aprofundados)

– Diz-me, ó menina…

(de língua inculta e arte, precisa e convicta, próxima e real)

– Diz-me, ó menina…

(dos códigos novos, da maneira imperfeita e clara, da objetividade subjetiva)

– Diz-me, ó menina…

(que se veste da Bandeira brasileira, que passeia pela Andrade e que adormece ao som dos Lobos.)

– Diz-me, ó menina…

(que parece livre, que parece criativa, que parece tudo)

– Diz-me ó menina…

(moderna)

O QUE É POESIA???

– Poesia é rima.

– …

***

Um professor me disse:

–         Cometa o erro que quiser para melhor acomodar a sua voz!

Eu disse:

– Como assim acomodar?

– Encaixar, dizer com ternura, com expressão

Eu disse:

– Posso falar errado para dizer o certo?

– O certo é uma regra que o homem criou, a expressão é um mistério que Deus nos deu

Eu disse:

– Farei uma música…

– Faça primeiro uma poesia.

Eu disse:

– Por que, mestre?

– A existência do homem depende dela.

Eu disse:

– Por quê?

– Porque só um olhar pode ser poesia

Eu disse:

– Mas isto a música também pode fazer.

– Então cante para mim este olhar.

Fiquei mudo e ele disse:

– Você acabou de fazer uma poesia.

Por Emerson Sitta, poeta ituano, autor de “Inédito” e de “O melhor é sempre“.

~ por C. Guilherme A. Salla em 06/12/2008.

Deixe um comentário

 
