Mapa Cultural Paulista 2009/2010

mapa cultural paulista

!ATENÇÃO!

ATUALIZAÇÃO de 19/08/2009:

Finalmente foi divulgada a lista com os selecionados na Fase Municipal do Mapa em Indaiatuba, clique no link abaixo e confira:

Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2009/2010: Literatura selecionados Indaiatuba

Indaiatuba, que na edição 2007/2008 do Mapa Cultural Paulista emplacou vencedores em duas categorias (Literatura-POESIA com Guilherme Salla e o poema “Abandono de Lar” e Vídeo-Documentário com Marcos Otero e o documentário “Cerol – A vida por um fio”), conclama:

ARTISTAS INDAIATUBANOS, AVANTE!

O regulamento para inscrições na edição 2009/2010 já está disponível e você deve obter informações no sítio da fundação Abaçai:

http://www.abacai.org.br/

Vários artistas locais já tiveram seus trabalhos reconhecidos em diferentes instâncias deste prêmio, que subdivide-se em três fases: municipal, regional e estadual. Entre eles estão: Éber Sander, Wilson Nunes, Penna e Samuel Estevam.

A edição 2007/2008, apesar dos percalços organizacionais, teve bons momentos. Os selecionados puderam trocar e absorver experiências com autores consagrados, tais como Ulisses Tavares e Marcelino Freire, num encontro promovido no Museu da Língua Portuguesa e depois na cerimônia de premiação no Memorial da America Latina.

A divulgação, porém, foi pífia. Nem o município nem o Estado, por intermédio de suas secretarias de cultura, deram a devida atenção ao evento. Mas, até aí, nenhuma novidade… quem sabe este ano as coisas mudem…

Saiba mais um pouco sobre o Mapa Cultural Paulista lendo um trecho do regulamento, em especial, destaco os critérios para a expressão artística Literatura, razão de ser deste blog e de seu autor:

Regulamento

1. O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que estimula a participação de seus municípios em atividades culturais.

2. O mapeamento será feito em 04 (quatro) fases: Municipal e Regional em 2009; Mostra Estadual e Circulação em 2010, e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural.

3. Para a edição 2009/2010 serão consideradas as expressões artísticas:

  • Artes VisuaisArtes Plásticas, Desenho de Humor, Fotografia e Vídeo (animação, documentário e ficção)
  • MúsicaCanto Coral (compositores paulistas), Música Instrumental (composição e intérprete)
  • Literatura Conto, Poesia e Crônica
  • DançaClássico, Contemporâneo, Outros
  • Teatro Adulto, Para Criança e Rua

4. Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão, bem como grupos artísticos do Estado de São Paulo, desde que seus integrantes comprovem residência no interior do Estado, incluindo a Grande São Paulo.

5. O Estado de São Paulo foi dividido em 13 regiões administrativas. A coordenação geral do Mapa Cultural Paulista ficará a cargo da Abaçaí Cultura e Arte.

(…)

14 – Literatura:

14.1 – Nesta expressão artística serão indicados representantes das categorias de Conto, Poesia e Crônica.

14.2 – Os textos das categorias Conto e Crônica deverão ter no máximo 80 (oitenta) linhas                         (duas laudas e meia). Para Poesia não há limite de linhas (laudas).

14.3 – Cada cidade poderá ter até 09 (nove) representantes de Literatura, sendo até 3 (três)             representantes de Conto, até 3 (três) representantes de Crônica e até 3 (três) representantes de             Poesia. Será vetada a participação de um mesmo autor em mais de uma categoria.

14.4 – Todos os contos, crônicas e poesias serão arquivados na Abaçaí Cultura e Arte, portanto       não serão devolvidos aos participantes.

14.5 – Os autores selecionados para a antologia deverão autorizar a publicação dos mesmos, já na fase de inscrição, desde que sejam divulgados os créditos de identificação.

14.6- Cada participante poderá se inscrever com apenas 01 (um) texto em cada categoria dessa expressão.

14.7- A Comissão de seleção selecionará no máximo 05 (cinco) trabalhos de cada Região para compor o catálogo, sendo obrigatório 01(um) trabalho de cada categoria prevista nessa expressão.

14.8 – Cada autor selecionado para a Antologia receberá a importância de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) a título de Direito Autoral.

14.9 – Os autores selecionados para circulação poderão ser programados em 03 cidades de cada uma das Regiões do Estado de São Paulo.

(…)

Boa sorte a todos!

PS: Quanto a mim, não sei ainda se participarei… é cada vez mais difícil escolher “um poema” para representar-me… ainda mais quando esta escolha não possa se pautar em critérios e parâmetros estéticos que não sejam meramente subjetivos, tanto a mim, quanto aos jurados…

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 13/02/2009.

20 Respostas to “Mapa Cultural Paulista 2009/2010”

  1. Caro Guilherme,
    Tenho a mesma impressão que a sua sobre concursos e que tais. A coisa da arte é tão subjetiva que fica parecendo, no final, uma aposta. Se meu estado de espírito na hora da escolha da obra é assim, escolho assim; se é assado… Imagine o juri então. Se o cara é chegado num Gregório de Mattos e tudo o mais é besteira, que faremos nós?
    Sem muita insolência (só um bocadinho), prefiro ficar aqui no meu cantinho.
    Abraços.

  2. Olá Guilherme,
    Acho que você deve lembrar de mim, ou não. Sou a Cissa irmã do “Piga”…
    Bom, não tenho formação literária nenhuma, muito menos filosófica, mas conheci seu blog a algum tempo e sempre passo por aqui pra ler um pouco suas poesias, e etc.
    Não sei nada de literatura, mas gosto de escrever. Só.
    E, em que pese voce ter toda razão quanto aos concursos literários… acho legal, sim. Acho que divulga, que instiga…
    Com relação ao mapa cultural, como é feita essa “seleção”? Pois vi que só podem ter 5 textos de cada região? Como é isso?

  3. Lalo e Cissa, antes de mais nada agradeço a visita e fico contente em contar com a participação de leitores da city…
    Quanto ao Mapa, respondendo a questão da Cissa (claro que me lembro de vc), o certame é composto por três seletivas, do qual podem sair um ou mais trabalhos de cada categoria, ou seja, os textos escolhidos na etapa municipal concorrem com todos os demais na etapa seguinte, a regional. Os vencedores da seleção regional disputam a final estadual que define os trabalhos que comporão a antologia, ufa!
    Complicado, né? Os cinco textos q menciona o regulamento é um critário pra limitar a escolha dos textos na fase regional…
    Abraço!

  4. e quanto a arte plasticas como é feita a seleção?

  5. Caro Reginaldo,

    No sítio de Fundação Abaçai você poderá obter mais informações: http://www.abacai.org.br/

    Contudo,pelo menos em Indaiatuba, o prazo para o envio dos trabalhos se encerrou em 13/03/09, portanto corra!

  6. Tenho curiosidade em saber se posso inscrever um trabalho de restauração de uma porta que transformei num chapeleiro e com ele um aparador estilo luiz XV o qual faz parceria com o chapeleiro – foram restaurados e trabalhados em pátina dourado.

  7. Olá Selma! Acredito que o trabalho poderia ser inscrito na categoria “artes plásticas”, contudo vc deve checar a vigência do prazo de inscrição que varia de município para município. Valeu a visita!

  8. Eu estou espantada , mais uma ves estamos sendo palhaço , vamos entra na competição de dança no Mapa Cultural Paulista de Itapeva , ficamos sabendo que avera tres jurados dois de outro municipio e um de Itapeva , ate ai tudo bem mas , os dois jurados de outro municipio são suspeito pois um coreografo de um grupo daqui de Itapeva fes parte da compania deles seja que deus quiser .

  9. Eu entendo Talita… realmente a fase municipal fica sujeita ao amadorismo e às tramoias… Boa sorte e valeu pela visita!

  10. Meu video foi selecionado para etapa regional, espero que passe

  11. Que bacana, Leandro! Fico aqui na torcida!

    Na edição passado o M. Otero se deu bem, nós eu e ele, fomos os único vencedores da região e, mesmo assim não rolou mídia nem divulgação…

    Estou na regional com o poema “Asfixia”, agora é esperar…

    A vida é dura!

    Abraço e volte sempre!

  12. Gostaria de ver a lista completa dos selecionados para a fase em Indaiatuba

  13. Adri, obrigado pela visita!

    A lista completa foi divulgada pelo site da prefeitura no link abaixo, abraço.

    http://www.indaiatuba.sp.gov.br/gp/imprensa/noticias/9198/

  14. Meu marido é artista plástico, da cidade de Socorro, já participou do Mapa Cultural Paulista. gostaria muito de saber
    quem julga artes plásticas, porque o trabalho é extremamente maravilhoso, suas pinceladas, as cores, sua sensibilidade com a tela e a tinta, acho que o mapa perdeu um grande representante da arte do interior paulista. visitem seu site.www.ulyssesfarias.com.br obrigada!

  15. Gostaríamos de saber se ja saiu o resultado do Mapa cultural, nós apresentamos o Espetáculo infantil Eta Palhacinho Sapeca, em Araras.

  16. Eu me lasquei tinha video com patrocinio da Petrobras aí fica dificil

  17. O mapa é um balão de ensaio, o resultado é o que menos importa. Continue insistindo!

    Abraço!

  18. A cidade sede da expressão Teatro foi a cidade de Araras, procure info na Secretaria de Cultura local e obrigado pela visita!

  19. Vou seguir seu conselho e dar um pulo lá pra conferir… obrigado pelo comentário!

  20. Olá! pessoal, agora mais madura e entendendo melhor este concurso.
    Digo que a arte é livre pra todos,não havendo necessidade de prêmios,
    apenas representar e expor o que se faz de belo.
    “Quem escreve, coloca a alma em contato com o público, quem canta
    leva alegria e reflexão, quem dança expõe seu interior através dos passos e gestos,quem interpreta leva e eleva pensamentos, quem pinta registra para sempre o que os outros artistas transmitem”
    Elsa D.D.Farias
    Parabéns a todos que se preocupam com a arte em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: