Amigos são livros de poemas: João Cabral e Emerson Sitta

Livro

Falando em amigos e livros, para mim eles são indissociáveis.

Um vem com o outro, como o outro e, também, com eles se vão…

Alguns são pedras, outros são pontes;

Pontes sobre pedras.

Meu amigo poeta Emerson Sitta, dia desses me deu um livro.

Livro de poemas, livro de Cabral.

O poeta do descobrimento das coisas com palavras…

Agora, deixo-lhes dois poemas:

Um do meu amigo do livro e outro do livro do meu amigo.

***

Catar Feijão

João Cabral de Melo Neto

Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebra dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a com risco.

João Cabral de Melo Neto in “A educação pela pedra”, 1966;

***

Eu e o poema

Emerson Sitta


Poema eu

E você e

Mais ninguém

Tinha que fazer o

Poema ser eu

Como outro um

Qualquer

Conseguir eu

Não sei dizer se

Consegui

Sei que o

Poema ficou do

Meu lado um

Bom tempo sem

Dizer uma

Palavra

Foi poema como

Os melhores que

Já li

Aqueles que

Dizem tudo ou

Mais que

Tudo num

Mínimo que

Nos leva a

Pensar uma infinidade

de

Vezes

Sei que na realidade o

Poema não

Saiu

Ficou por ser

Escrito um

Dia qualquer da

Minha vida e

Ainda bem

Que foi assim

Ficamos eu e

Ele lado a

Lado

Pensando em

Novos poemas sem

Esquecer daquele que

Deveríamos ter

Escrito

Emerson Sitta in “O melhor é sempre”, 2008.

a_educacao_pela_pedra

jcdemelloneto

emerson sitta

omelhor_emerson

~ por C. Guilherme A. Salla em 19/02/2009.

2 Respostas to “Amigos são livros de poemas: João Cabral e Emerson Sitta”

  1. Muito bom! Gostei ;)

  2. Que bom! Aguardo suas próximas visitas!

Deixe um comentário

 
