JABUTUR no Interior: workshop de microcontos, jabutis e homicídios.

jabuti

Olha só,

Tem muito jabuti por aí…

A maioria deles de cabeça retrátil, lentos sob o peso da própria carapaça…

MARCELINO FREIRE é um jabuti diferente.trofeujabuti

Leva a casa nas costa, mas ao contrário de seus iguais, lépido e fagueiro, corre o país dando a cara á tapa e os ouvidos para penico de milhares de aspirantes a escritor, poetas, donas de casa e afins.

Em sua nobre cruzada literária, entre workshop e oficinas, o pernambucano Marcelino Freire vai onde o leitor está e, muitas vezes, onde os escritores, seus colegas jabutis, nunca estariam.

Alvo de crítica de seus iguais, a atitude peripatética deste jabuti dá a ele algo que os demais “jabutados” carecem: autenticidade e humildade.

Sábado passado, no SESC Campinas,  participei de um workshop de microcontos com o mestre Marcelino. Conto não é bem a minha praia, mas os microcontos de Marcelino, para mim, são pequenos poemas, haicais.

Não poderia ter sido melhor; divertidíssimo; até me esqueci do mau humor por acordar cedo num sábado. Gente de todo tipo: senhoras da terceira e da quarta idade, coroas esportistas em roupas de ginástica, jornalistas, professores, paraquedistas, estudantes.

sdc16681

Para alguns era a literatura, para outros a companhia, passatempo, atenção…

Durante a manhã, escrevemos perfis fictícios de nossos colegas de oficina, à tarde, matamos estes personagens a mando de Marcelino. Exercício bacana, este de ir de Mãe Dina literária à matador ficcional.

Hoje, 30/05 tem mais! Contudo, desta vez, o que vai rolar lá no SESC Campinas é uma Roda de Leituras…  e adivinha quem é o jabuti que estará lá comandando a parada? Um microconto de réis pra quem acertar!

Se eu fosse você, não perderia!

Veja as fotos agora, amanhã ou depois eu te mostro os textos (aliás, pintou-me neste instante a idéia de também pedir aos demais colegas suas contribuições – lembrando que não pagarei os direitos autorais):

oficina marcelino freire

oficina marcelino freire

sdc16707

PS: A programação do SESC Campinas é punk, vale atenção e é gratuita! Aguardem para breve, segundo informação de primeira mão dada por Marcelino Freire, workshop de poesia com JOCA REINERS TERRON.

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 30/04/2009.

4 Respostas to “JABUTUR no Interior: workshop de microcontos, jabutis e homicídios.”

  1. Fabulosos comentários sobre os brasileiros. Comentários semelhantes deveriam aparecer na grande imprensa, povoada de jornalistas repetidores e entrevistadores que só conseguem perguntar: como começou sua carreira?

  2. Faltou uma palavra na primeira frase:
    “Fabulosos comentários sobre os jabutis brasileiros”

  3. Tava pensando em coisas do naipe para mexer um pouco com meus pesados passos literários. Difícil seria sair da minha carapaça. Qaulquer maneira, legal o toque.

  4. Stanley e Lalo, é bom ver literatura de gente de verdade, carne e osso e chopp, no caso do Marcelino e do nosso… Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: