EXTRA, EXTRA, EXTRA: Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura + OFF-FEST – Literatura Off Line

logo-mix

Articular coisas grandes da poltrona da sala de casa me causa estranhas sensações.

É a internet meus caros… e o que ela une o homem não separa…

Foi assim, via e-mails, posts, scraps e SMSs que cresceu e tomou forma uma idéia simples, mas poderosa:

OFF-FEST – Literatura Off Line

No mesmo espírito do maior evento literário paulista, o Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura, ou seja, aproximar, no seio da literatura, escritores e leitores, surge o OFF-FEST – Literatura Off Line, movimento paralelo que visa territorializar as boas intenções do evento oficial incluindo aqueles que, atualmente, ocupam e movimentam as cenas literárias locais, mas que até então, tiveram seu espaço relegados às margens e beiradas do Festival.

O protagonismo local, paradoxalmente, remete ao u-topos virtual e ao fervilhante cenário literário na web que, por não se materializar via mercado editorial, acaba desprestigiado em eventos formais e oficiais como o Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura, inquestionavelmente importantes, porém essencialmente parciais.

O caldo engrossou e o fato é que a idéia (e se ela é nossa, permanece com acento) já foi parar no ERAODITO, blog de Marcelino Freire, homem que faz chover quando se trata da cena literária contemporânea… agora é irreversível!

É a isto que se propõe o OFF-FEST – Literatura Off Line, vamos agora aos detalhes do projeto:

Movimento OFF-FEST

(versão de 29 de abril)

Ainda em via de definirmos qual será o nome oficial do nosso movimento OFF-FEST, OFF Literatura, OFF Mantiqueira, Literatura OFF Line, Literatura Pingada, Caldeirão Literário, Diálogos na Mantiqueira – Literatura OFF Line, trago aqui um resumo sobre as idéias e ações já apresentadas.

Tópicos abordados:

I.            Os grupos OFF-FEST

II.          A Rede Social Diálogos na Mantiqueira – www.dialogosnamantiqueira.ning.com;

“Movimento OFF dos Oficialmente Excluídos do Concurso de 2009”;

III.        Movimento OFF dos Literatos de São José dos Campos;

IV.       Movimento OFF dos Moradores de São Francisco Xavier;

V.         Logo e Nome do Movimento;

VI.       Sedes e Parcerias;

VII.     Cronograma Provisório das Atividades;

VIII.   A FESTA

Pessoas envolvidas:

  1. Beatriz (Bê) Galvão (Blog BIP Cultural);
  2. Fernanda de Aragão (Blog Cinco de Outubro);
  3. Reginaldo Poeta Gomes (Blog Cardápio Delicadezas);
  4. Guilherme Salla (soi jo, sono io).

Junte-se ao Movimento. É fácil. Participe dos debates (que acontecem via email – entre em contato) ou inscreva-se na nossa rede social em www.dialogosnamantiqueira.ning.com e nos dê o seu apoio! E como diz a Bê Galvão, quem for curioso, por favor, manifeste-se que a gente encaminha um monte de conversas sobre este Off-Fest.

I. Os grupos OFF-Fest

A Beatriz Galvão que, no comando da nossa movimentação e também na logística da coisa, andou plantando suas sementinhas lá e cá, identificou três grupos OFF:

ü     os excluídos do concurso cultural de 2009 (que são os vencedores do ano passado e qualquer interessado que não se enquadram na categoria professor ou aluno);

ü     os literatos de São José dos Campos, excluídos da programação oficial;

ü     a população do distrito de São Francisco Xavier, excluída de tudo, a não ser que possua um restaurante ou uma pousada elitizada.

II. A Rede Social Diálogos na Mantiqueira

“O Movimento OFF-FEST dos Oficialmente Excluídos do Concurso de 2009”.

Em princípio o incômodo que fez surgir uma comunidade colaborativa na internet sobre o Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura foi o fato de sermos oficialmente excluídos do concurso cultura pelo fato de termos participado e conquistado nossa vaga em 2008, primeira edição do Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. Não estão em discussão as razões expostas pela organização, já que compreendemos a necessidade de oferecer oportunidades para mais pessoas. A motivação é o nosso sentimento. E como nos lembra a psicanálise, é da falta, é do buraco, que as ações acontecem. Afinal, todo mundo quer estar no dentro, mesmo estando fora.

A base virtual e digital deste OFF movimento se configura na criação de uma rede social de livre acesso, alojada na plataforma Ning, já reconhecida mundialmente.

Proposta

Nossa proposta, além das constantes discussões sobre literatura e afins nos fóruns ou pelo blog (qualquer membro pode fazer uso, desde que respeitoso mesmo quando se tratar de críticas severas), refere-se ao conjunto destinado à memória pessoal de cada participante do evento ou aos pensamentos, ideias e argumentos de qualquer interessado com acesso à rede mundial de computadores e com disponibilidade. Os relatos e a documentação adquiridos com esse princípio contribui para um futuro resgate histórico sobre o evento e também para um mapeamento dos caminhos da literatura no país. E para isso, toda e qualquer forma de registro é válida.

Argumentação e Justificativa

– a internet constitui um espaço democrático de inclusão e, baseado no movimento conteúdo aberto na rede, constitui-se um espaço virtual extensivo ao próprio Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura;

– o acesso à internet diminui as distâncias e o movimento tem possibilidades de ultrapassar fronteiras físicas e geográficas, de forma que as discussões sobre literatura atinjam maiores proporções;

– uma rede colaborativa, com acesso livre a qualquer internauta, desde que respeitados os limites do bom-senso, pode se constituir um centro de documentação histórica e memorial do Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura através do arquivamento de fotos, vídeos, debates, comentários, falas e quaisquer outros tipos de manifestações oriundas dos participantes, frequentadores e demais interessados;

– a comunidade virtual possui o aspecto do contato e estreitamento de laços de amizade entre os participantes, podendo se constituir, futuramente, num ambiente de contatos com pessoas engajadas com a literatura.

Nota: o espaço virtual se constitui de forma livre, espontânea, e de modo a não ferir a integridade de qualquer um dos membros ou do próprio evento.

Parcerias On-Line

Envolve alguns blogs e sítios da internet, como:

Blog Miopia, de Guilherme Salla;

Blog Cinco de Outubro, de Fernanda de Aragão;

Bip Cultural e do Curta no Celular, de Beatriz Galvão;

Blog Vestindo Letras, de Letícia Mendonça.

III. O Movimento OFF dos Literatos de São José dos Campos

Nosso amigo Reginaldo Poeta Gomes, poeta (inclusive do projeto Curta no Celular, junto com a Bê Galvão), que trabalha no SESC de São José dos Campos e que faz muitas coisas legais, também está conversando com outras pessoas sobre um evento paralelo ao Festival da Mantiqueira. Para ele, e a gente corrobora, o que está incomodando muito os joseenses é o fato de não haver nenhum deles na programação oficial.

Ele, inclusive, sugeriu um nome: LITERATURA OFF-LINE, uma referência a várias coisas, inclusive às linhas da Serra da Mantiqueira. O cara fez uma arte, fez um logo e mandou pra gente! Bacaníssimos!

Pelo que o Reginaldo nos contou, a idéia seria fazer um evento em agosto de 2009.

E a Bê Galvão gostou, e explicou:

ü     agora no festival de maio, a gente se reconhece e planta as sementinhas, incluindo o trabalho virtual (http://dialogosnamantiqueira.ning.com), importantíssimo, devido à distribuição geográfica dos envolvidos;

ü     em agosto a gente acontece, de maneira estruturada, mas, como recomenda o Marcelino Freire, TEM QUE SER UMA FESTA!, coisa que não aconteceu muito na primeira versão;

ü     no III festival, em maio de 2010, já estaremos bem fortes e consolidados, de forma que poderíamos montar oficinas e outras atividades ligadas à literatura.

IV. Movimento da Comunidade Local de São Francisco Xavier

Como bem nos alertou a Bê Galvão, é importante valorizar a comunidade local para além de pousadas e lugares para alimentação. Não podemos elitizar ainda mais a arte e a cultura. Temos, inclusive, que incluir os artistas de São Francisco Xavier.

V. Logo e Nome do Movimento

Como estávamos montando dois eventos paralelos, e estamos juntando os esforços da Rede Social e do Movimento dos Literatos de São José dos Campos, temos algumas possibilidades:

  • juntar as duas propostas em uma paráfrase com o nome oficial do evento: Diálogos na Mantiqueira – Literatura OFF Line.
  • escolher algum dos nomes já sugeridos: Literatura OFF Line, Diálogos na Mantiqueira, Literatura Paralela, OFF-FEST, OFF Mantiqueira, OFF Literatura, Diálogos Paralelos.
  • escolher ou outro nome.

VI. Sedes e Parcerias

Base em São José dos Campos

– Literacia. Um espaço cultural familiar onde funciona um sebo, tem um palco para apresentações, uma salinha para palestras e uma varanda para encontro de amigos.

Bases em São Francisco Xavier

– Pousada da Rita. Bem simples, muito em conta e estrategicamente bem localizada no centro (para 2009 a Bê Galvão reservou 6 quartos). A pousada ainda oferece a Literatura Pingada no seu café da manhã de pão na chapa e café com leite.

– Pastelaria na Esquina da Igreja. O dono é mais boêmio, leva as coisas até altas horas, diferente do resto da cidade, que fecha antes da meia-noite.

Apoio

(contatos de Beatriz Galvão): há uma possibilidade de apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Em reunião da Fundação com a turma da Literatura, foi claramente demonstrada pelo Mendel (Diretor Cultural da FCCR) a indignação pela exclusão dos joseenses.

VII. Cronograma Provisório das Atividades

 

– 1ª movimentação: maio de 2009

– 2ª movimentação: agosto de 2009;

– 3ª movimentação e consolidação: maio de 2010.

OBS: o cronograma é aberto à mudanças de acordo com melhorias.

Sugestões de Atividades

– (maio de 2009) criar um zine para distribuir no festival e outros materiais para divulgação;

– (período que antecede 2010) fazer ações que criem um fundo de caixa para premiação. E que nos una e fortaleça;

– (período que antecede 2010) montar um projeto que se enquadre em alguma Lei de Incentivo, porque temos um (possível) grande patrocinador para nos alavancar;

– (maio de 2010) realizar uma grade de oficinas com os literatos de São José dos Campos: Josie falando da correção ortográfica, criação literária ou tantas coisas mais; Reginaldo, Zenilda, Moraes, Silvio e tantos mais nos enriquecendo com seus conhecimentos. Concursos de Declamação, de Esquetes Teatrais, de Contadores de Histórias, Exposições, Saraus, Criação de um Varal de Literatura (com trabalhos enviados por escritores, poetas, acadêmicos, selecionados por concurso cultural).

VIII. A FESTA

E que a gente faça a festa, já que ano passado faltou atividades noturnas. Vamos enviar os convites e preparar a comilança!

Todos rumo ao Boteco do Clélio!

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 03/05/2009.

8 Respostas to “EXTRA, EXTRA, EXTRA: Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura + OFF-FEST – Literatura Off Line”

  1. […] que, correndo por fora, nos interlúdios do evento principal teremos a programação do OFF-Fest -Literatura Off-line como divulgaremos aqui em […]

  2. Bom dia,

    Participei com concursado no ano passado. Sou professor e escritor.
    Correr por fora, na festa. Acho bom.

  3. Legal, Jorge! Que tal dar um pulo na comunidade no Ning e engrossar nossas fileiras? Abraço!

  4. […] já mencionei aqui, o evento este ano promete ser mais democrático e inclusivo graças aos com diálogos paralelos do […]

  5. Olá
    Acho muito legal a movimentação de vocês, pois é incrível como esse evento acontece de forma completamente apartada da comunidade local! Até a Biblioteca Solidária da cidade, sede de vários eventos, não recebeu a programação oficial ainda! Há 3 dias do evento começar, eles não foram informados…
    Tenho casa em São Francisco há mais de dez anos e torço para a região atrair um turismo bacana, que se diferencie do estilo Campos do Jordão.
    Mas precisa haver inclusão da comunidade, senão não vai funcionar!

  6. É por essa e por outras que estaremos lá…abraço!

  7. […] EXTRA, EXTRA, EXTRA: Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura + OFF-FEST – Literatura O… […]

  8. […] tungou de mim e das minhas amigas da Mantiqueira, FERNANDA DE ARAGÃO e BEATRIZ GALVÃO, a ideia do OFF-FEST, movimento que criamos conjuntamente em 2009, mas… são águas passadas. Agora que eles tem a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: