Boas notícias d’além-mar: José Saramago na ABL

saramago

Saramago não é uma unanimidade nem aqui nem na terra de Cabral. A nova geração da ultra-contemporânea literatura brasileira não tolera seu estilo, seu vagar no ritmo e no tom. Os escritores da nova geração não conseguem mais escrever nem ler para além das narrativas breves.

Eu gosto da literatura de José Saramago. Sinto-me seguro lendo-o. Sinto o vigor da língua portuguesa junto aos ecos de sua origem greco-latina. Coisa que não chega a minha sensibilidade na leitura dos textos de meus colegas brasileiros ultra-contemporâneos.

Transcrevo:

ACADÉMICO

do O Caderno de Saramago de José Saramago

Que se me perdoe a vaidade de o vir anunciar aqui: sou académico correspondente da Academia Brasileira de Letras na vaga deixada pelo falecimento do escritor francês Maurice Druon, de quem recordo haver lido, há incontáveis anos, em edição portuguesa da Arcádia se a memória não me falha, um romance intitulado As grandes famílias, na tradição da melhor ficção novecentista. Deu-me a agradável notícia Alberto da Costa e Silva, poeta de excelência, também embaixador, que o foi em vários países, entre os quais Portugal, historiador competente de temas africanos, leia, quem o ignore, por exemplo, essa obra notabilíssima que é A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Eis-me portanto académico no país que mais amo depois do meu, o Brasil. É como estar em casa, com a diferença, nada dispicienda, do afecto de que nos rodeiam, sentimento que a pátria às vezes se esquece de manifestar, como se ter-nos feito nascer em Lisboa ou na Azinhaga já fosse honra suficiente. Em Outubro lá irei, a apresentar um novo livro e a sentar-me à sombra da estátua de Machado de Assis. E ainda dizem que a vida não tem coisas boas…

Reblog this post [with Zemanta]
~ por C. Guilherme A. Salla em 13/07/2009.

2 Respostas to “Boas notícias d’além-mar: José Saramago na ABL”

  1. O cara é elegante – na escrita

  2. R.I.P. SARAMAGO (1922-2010): http://www.josesaramago.org/detalle.php?id=842

Deixe um comentário

 
