POESIAS TABAGISTAS: Ricardo Ramos, Circuito fechado e os tempos negros.

arrufos_belmiro_de_almeida_foto_arquivo_ybs_2005

Arrufos, Belmiro de Almeida (1887)

Mais negro que os meus pulmões são os tempos que se avizinham…

Aproxima-se o dia do holocausto tabagista paulista.

Ampulhetas gigantes espalhadas por diversas cidades do estado de São Paulo (Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Franco da Rocha, Itapeva, Jales, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Taubaté) em contagem regressiva até o dia 07/08/09 quando entra em vigor a lei antifumo dão idéia exata da histeria que acossa os fumantes hodiernos.

0,,21474556-FMM,00

A idéia das tais ampulhetas a cronometrar a agonia dos fumadores é bizarra, mas me faz pensar em outras metrificações que poderiam ser implementadas nesta mesma linha.

Exemplos:

  • Uma caixa registradora gigante em frente às praças de pedágio das rodovias paulistas convertendo em cifrões cada carro que por elas passa;
  • Um cú gigante, suspenso sobre os principais rios paulistas, defecando troços coloridos a cada um metro cúbico de esgoto despejado;
  • Uma alegoria gigante na fachada de cada escola paulista representando os professores da rede pública estadual, de quatro e com as calças arriadas até os joelhos, levando uma enrabada à seco todo quinto dia útil do mês;
  • Um “três oitão” gigante que cuspisse balões cheios de molho de tomate sobre cada D.P. do estado sempre que um homicídio vitime um cidadão paulista.

O dia 07/08/09 será realmente um dia especial.

Quando o último grão de areia passar do bulbo superior das gigantes ampulhetas para o inferior, finalmente estaremos livres da fumaça dos cigarros e poderemos respirar aliviados o monóxido de carbono dos automóveis, dos canaviais em chamas e da pungente indústria paulista.

No dia 07/08/09 a atmosfera do nosso estado estará LIVRE da fumaça dos cigarros, mas os paulistas, estes deixarão de ser LIVRES a partir de então.

muie_002

Contudo, ainda há arte na fumaça de um cigarro que sai boca de um poeta e a baforada quente e cheirosa de tabaco é mais viva e saudável do que o medo e o câncer.

CIRCUITO FECHADOricardo ramos

Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Circuitofechado

Ricardo Ramos, Circuito fechado. São Paulo: Martins, 1972. (contos)

Agora um vídeo tabagista que garimpei em um blogue lusitano sugestivamente denominado BAFORADAS, quase um irmão d’além mar.

P.S.: Recomendo também uma tragada no COMUNICATUDO, blogue de Marcelo A. D’Amico em que ele dá a dica de como burlar a lei antifumo embasado no próprio texto legal.

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 03/08/2009.

19 Respostas to “POESIAS TABAGISTAS: Ricardo Ramos, Circuito fechado e os tempos negros.”

  1. Guilherme,
    Acho que é paranóia, mas depois de ler este seu post me deu vontade de subir no telhado e pitar um, numa tragada só.
    Abraço, nos encontramos pelas calçadas da vida.

  2. Estive pensando, além da ampulheta o Serra poderia colocar um cigarro gigante ao lado, queimando até o dia 07, quando então, restaria apenas a bituca. Seria muito mais engraçado, pois para viver com idéias políticas como estas, só fazendo humor mesmo…

  3. Parabéns pelo seu blog Guilherme! É a primeira vez que vejo um blog inteligente defendendo o tabagismo. Eu, parei há pouco, e fico nuns charutos às vezes, mas o direito é de todos..

    Com sua permissão vou linkar seu blog no meu, o digeat.com..

    abraços!
    Enio

  4. Enio, bacana sua visita! Estava agora mesmo no blog do Gerald Thomas onde rola uma “polemicazinha” sobre as declarações do Fagundes em máteria da Folha:

    http://colunistas.ig.com.br/geraldthomas/2009/08/02/cortina-de-fumaca/#comment-534381.

    Abraço!

  5. Eu ando é perdendo meu humor com essa história toda… aí de quem me abordar pra uma repreensão…rss.

    Abraço e parabéns pelo blogue, marcando em cima!

  6. É Lalo, não tá fácil… mas genial foi o José Celso Martinez Corrêa, que está ensaiando a peça “cacilda!!”, com cenas em que se usa o cigarro, na Folha sobre a lei antifumo:

    “o teatro é um culto religioso, dionisíaco. então, tá liberado!”.

    Abraço!

  7. Guilherme,

    Aceitei seu convite lá no blog do Mr. Thomas. Adorei o seu! Como eu disse por lá, fique atento, o próximo segmento de ataque serão os gordinhos! Ave Serra seu babaca, Ave Maria!

    Abraços.

  8. Pobres fumantes gordinhos, Ana! Carboidratos só em casa ou em espaços ao ar livre e vias públicas…rs.

    Grato pela visita e comentário!

    Abraço.

  9. E depois de são paulo começa a contagem para uma Lei Nacional, ainda mas para os governos paga-pau, é foda isso. Bem solidariedade aos tabagistas Paulistas, aqui no norte ainda sobra nossa liberdade, mas por quanto tempo?

    Parabéns pelo blog.

  10. Pensando seriamente em migrar pro norte…

    Abraço!

  11. E eu aqui entre duas possibilidades: abrir uma tabacaria ou, como você mesmo pensa, migrar pra lá riba.

  12. Lalo, o nome poderia ser “Tabagista heterônimos”…

  13. Guilherme,
    Gostei do nome pro fumoir, vou anotar para futuros empreendimentos.
    Garfei este artigo na Folha, vale apena ler. O Condé é controverso, mas sempre divertido e arguto.
    Anote:
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0708200904.htm

  14. Caramba! Andei falando sozinho aqui por muito tempo… agora já tenho boas companhias.

    Vejam:

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1257778-5605,00-GOVERNO+DE+SP+ISENTA+PRESOS+MAS+PROIBE+FUNCIONARIO+DE+FUMAR+NO+PRESIDIO.html

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1255794-5605,00-HOMENS+BITUCA+FAZEM+CAMPANHA+NO+CONJUNTO+NACIONAL.html

  15. Impagável é também o blog do Philip Morris, na dica do amigo M.A.D.

    do http://comunicatudo.blogspot.com.

    Vá lá:

    http://blogdomorris.blogspot.com/

  16. Belo par de Peitos hein

  17. Eu tenho que concordar, meu caro Robert…

    Obrigado pela visita!

  18. […] POESIAS TABAGISTAS: Ricardo Ramos, Circuito fechado e os tempos negros. agosto, 2009 17 comentários 5 […]

  19. eu gostei porque ensina sobre a vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: