OUTUBRO LITERÁRIO & FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA 2009/2010 em INDAIATUBA

leitura

um ótimo exemplo de incentivo à leitura...

Maio, setembro e novembro, assim se contavam os meses no calendário cultural de Indaiatuba.

Não mais! Agora, outubro se inclui na agenda da cultura da cidade!

Indaiatuba, que cantava em maio, dançava em setembro e atuava em novembro, em outubro, lerá…

E mais! Agora, literatura se inclui na agenda da cultura da cidade!

Acredito já ter dito aqui que não me agrada esta concentração dos eventos da secretaria de cultura em determinados meses, focando uma única expressão artística. Isto me parece mais fácil do ponto de vista organizacional e da divulgação, porém estéril se a idéia é consolidar os hábitos e a vida cultural do indaiatubano.

É mais ou menos assim: se você aprecia música ou teatro deve torcer para que sua agenda pessoal ou profissional não bata com a da secretária de cultura, caso contrário, perderás toda programação de sua fruição artística predileta, paciência…

Contudo, críticas à parte, hoje escrevo para tecer loas a uma iniciativa acertada da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, responsabilidade, em grande medida, do escritor indaiatubano ÉBER SANDER:

OOOOOOOOOOUTUBRO LITERÁRIOOOOOOOOOO

Já dirigi críticas (puxa, esse míope só critica!), AQUI, relativas à condução de outro evento literário da secretaria da cultura no qual Éber foi curador, o Prêmio Literário Acrísio de Camargo, devido a problemas organizacionais que depunham contra a credibilidade do prêmio, mas entendo que as limitações e falhas podem ser creditadas à burocracia e a morosidade da própria máquina pública (confesso também me sentir um tanto quanto burocrata ao escrever assim, um período tão longo…).

Ao longo deste ano, o projeto Indaiatuba Literária vem trabalhando os LIVROS, este mês o Outubro Literário louva o LEITOR, depois, em dezembro, o Prêmio Acrísio de Camargo cuidará do ESCRITOR…

Agora sim, é assim que deve ser a LITERATURA, todo mundo (LIVROS, LEITOR E ESCRITOR) recebendo cuidado e atenção! Não é mesmo?

Ops, tinha esquecido dos EDITORES! Pois é, eles também virão…

O Outubro Literário coincidirá felizmente com a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2009/2010, na expressão Literatura, no qual Indaiatuba é a cidade-sede, este ano.

Eu, que tenho um poema meu no páreo, o “Asfixia” (que você pode ler e julgar se tem alguma chance clicando AQUI), fico muito honrado de coadjuvar a cena (e, creio, todos os demais concorrentes da região de Campinas) com um escritor do tamanho de LUIZ RUFFATO, palestrante da noite.

Luiz Ruffato

Luiz Ruffato

Mas, fantástico mesmo será poder rever ANDRÉA DEL FUEGO, escritora que, recentemente, escapou de um incêndio em um shopping de São Paulo, mas que bota fogo nas mentes por onde passa, como bem sabem meus colegas das Rodas de Leituras do SESC Campinas. Entenda o que estou falando clicando AQUI.

Andréa del Fuego by A. Toresan

Andréa del Fuego by A. Toresan

Não perca, pois, do contrário, perderás!

Então, atenção! Vamos à programação divulgada na sexta-feira última, no sítio da Prefeitura Municipal, originalmente, AQUI, ou no texto que segue:

A Secretaria de Cultura promove a primeira edição do “Outubro Literário” neste mês com palestras abertas ao público e com entrada gratuita. O objetivo é difundir informações sobre a arte da literatura e estimular o interesse da população em relação à leitura.

O tema da primeira palestra, que acontecerá na próxima sexta-feira (16), às 19h, na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei (Centro de Integração e Apoio à Educação de Indaiatuba), será “A arte de escrever e publicar um livro”, ministrada por Maria Esther Mendes Perfetti e pelo escritor João Scortecci.

Na ocasião serão desvendadas as curiosidades que envolvem a criação de um livro, como: formatos, registros de direito autoral, ISBN, ficha catalográfica e depósito legal, como funciona o mercado editorial, identificando oportunidades, preparação de originais e cuidados necessários para uma publicação, diferenças entre o livro comercial e o livro independente.

MARIA ESTHER MENDES PERFETTI

Maria Esther é graduada em Biblioteconomia e pós-graduada em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Seu primeiro contato com os livros foi na biblioteca escolar no Colégio Rainha da Paz, de 1976 a dezembro de 1990, em São Paulo. Entre fevereiro de 1991 a junho de 2005, coordenou o Centro de Documentação da Editora Scipione do Grupo Abril Educação e atuou junto ao Departamento Editorial, selecionando e encaminhando originais de livros para análise. É editora do portal Parceiros do Livro, Diretora da J&M Consultoria de Negócios com Livros e coordenadora da Escola do Escritor. Maria Esther também é co-autora do Guia do Profissional do Livro – Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro.

JOÃO SCORTECCI

Escritor, editor, gráfico, livreiro, membro da União Brasileira de Escritores e diretor-presidente do Grupo Editorial Scortecci, João Scortecci foi conselheiro da CNIC, Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, de 1997 até 2006. Foi também diretor da União Brasileira de Escritores em três gestões, diretor-adjunto e vice-presidente Administrativo e Financeiro da Câmara Brasileira do Livro. Presta consultoria para empresas de médio e grande porte no setor editorial e gráfico através da J&M Consultoria. É editor dos portais Amigos do Livro e Impressão Digital e co-autor do livro Guia do Profissional do Livro – Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro.

Com a temática “Literatura na internet, as novas direções de leitura e escrita, o impacto da urgência, o impacto da urgência da internet na leitura e na escrita”, a escritora Andréa Del Fuego fará uma palestra no dia 18 de outubro, às 17h, no Centro Cultural Wanderley Peres.

ANDRÉA DEL FUEGO

É autora da trilogia de contos “Minto enquanto posso” (2004), “Nego tudo” (2005) e “Engano seu” (2007). Participa das antologias “Os cem menores contos brasileiros do século” e “30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”, entre outras. Ela publicou também “Blade Runner”, em 2007, pela editora Mojo Books. No ano passado, Andréa lançou o romance juvenil” Sociedade da Caveira de Cristal” e tem um romance adulto inédito, “Serra Morena”.

A última palestra, intitulada “A representação do trabalhador urbano na literatura brasileira” será dia 23 de outubro, às 19h, na Sala Acrísio de Camargo no Ciaei com o jornalista e escritor Luiz Ruffato.

Acontecerá no mesmo local, após a palestra, a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista na expressão cultural literatura com a presença de uma comissão julgadora. Estarão competindo selecionados dos municípios de Águas da Prata, Americana, Amparo, Araras, Arthur Nogueira, Atibaia, Jarinu, Jundiaí, Lindóia, Mococa, Mogi Guaçu, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedreira, Pirassununga, Santa Bárbara D’oeste, Santa Cruz das Palmeiras, Socorro e Vinhedo.

LUIZ RUFFATO

Jornalista e escritor, Ruffato é formado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Ele publicou “Cotidiano do medo” (poemas – 1984), “Histórias de remorsos e rancores” (contos – 1998) e “Os sobreviventes” (contos – 2000). Participou da antologia “Novos contistas mineiros” (1986). Em 2001 recebeu menção especial no Prêmio Casa de Las Américas, pelo melhor livro publicado em língua portuguesa no ano anterior.

Outros livros dele são: “Eles eram muito cavalos” (Prêmio APCA e Machado de Assis, da Biblioteca Nacional); “Mama son tanto felice – Inferno provisório – Vol. 1”; “O mundo inimigo – Inferno provisório – Vol.2; “Vista parcial da noite – Inferno provisório – Vol. 3”; “De mim já nem se lembra”; “Fora da ordem e do progresso” e “Tarja preta”. Organizou os livros “25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira” e “+ 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”.

Veja também:

Fase Regional do Mapa Cultural Paulista 2009/2010: Literatura selecionados Indaiatuba

Mapa Cultural Paulista 2009/2010

Indaiatuba Literária e, quiçá, alguns indaiatubanos literais…

RODA DE LEITURAS SESC Campinas: Andrea del Fuego

Reblog this post [with Zemanta]
Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 11/10/2009.

4 Respostas to “OUTUBRO LITERÁRIO & FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA 2009/2010 em INDAIATUBA”

  1. […] OUTUBRO LITERÁRIO & FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA 2009/2010 em INDAIATUBA « MIOPIA guisalla.wordpress.com/2009/10/11/outubro-literario-fase-regional-do-mapa-cultural-paulista-20092010-em-indaiatuba – view page – cached Maio, setembro e novembro, assim se contavam os meses no calendário cultural de Indaiatuba. — From the page […]

  2. […] post anterior, divulguei a iniciativa da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, o OUTUBRO LITERÁRIO, parte de um projeto mais amplo denominado INDAIATUBA LITERÁRIA, sob curadoria de ÉBER […]

  3. Guilherme,
    Monte de gente boa. O Rufatto eu conheço, trabalhei com ele no Jornal da Tarde, uma figuraça. A Andréa é a Andréa (né?). O Scortecci, um batalhador. A Maria Esther, outra batalhadora. Cê vai estar lá? Depois conta de Jahu. abraço

  4. […] PRÊMIO LITERÁRIO ACRÍSIO DE CAMARGO, o INDAIATUBA LITERÁRIA e o OUTUBRO LITERÁRIO são sinais positivo da batalha pela inclusão da literatura no cenário cultural indaiatubano […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: