III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA – DIÁLOGOS COM A LITERATURA: Concurso Cultural

 

Uma escapada para as montanhas, no cair do inverno, nunca precisou de motivos extrínsecos, porém, nos últimos dois anos, a literatura, ao lado do chocolate quente, da lareira, do vinho e da Mantiqueira, tem sido um estímulo e uma justificativa para este salutar hábito burguês.

3º FESTIVAL DA MANTIQUEIRA

 – DIÁLOGOS COM A LITERATURA

Mas, acaso, seria a literatura apenas um luxo que se cultiva em poltronas de couro em chalés ao pé da serra?

Talvez, para o Serra…

Então, tratemos de popularizar o sarau tucano!

A literatura, apesar de elevar, não deve ser posta no topo do inalcançável, mas devo confessar que, São Francisco Xavier, no alto da Mantiqueira é um cenário à altura…

É nesse clima que convido à todos, leitores, escritores e analfabetos funcionais:

CONCURSO CULTURAL DIÁLOGOS NA MANTIQUEIRA

 

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL DIÁLOGOS NA MANTIQUEIRA

Com o objetivo de promover a comunidade virtual Diálogos na Mantiqueira durante o III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, tornamos público que entre os dias 22 de março a 30 de abril de 2010 estarão abertas as inscrições para a seleção de frases que serão apresentadas em painel no III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, a ocorrer no distrito de São Francisco Xavier entre os dias 28 e 30 de maio de 2010, nos termos deste regulamento.

1. Do Objeto

1.1 Constitui objeto do presente concurso a seleção de até 100 textos, aforismos ou frases que comporão um painel a ser exposto em São Francisco Xavier durante o III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, nos termos a seguir:

a. Os textos devem ser inéditos, conter até 170 caracteres, contando os espaços e incluindo título (caso houver) e cujos temas recaiam:

– sobre o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura;

– sobre a leitura e/ou escrita (evidenciando a divulgação e difusão da literatura de uma forma geral).

2. Da Inscrição

2.1 O texto deverá ser enviado para o email fernandezias@yahoo.com.br e no assunto do email deve conter a expressão “Diálogos na Mantiqueira”.

2.2 Cada participante poderá enviar até 3 frases.

3. Da Participação

3.1 O concurso é aberto a qualquer um, desde que o participante esteja inscrito na página da comunidade virtual Diálogos na Mantiqueira, de livre acesso e hospedada no ning com o seguinte domínio eletrônico: http://dialogosnamantiqueira.ning.com

3.2 Ao enviar o texto, o participante deverá:

– enviar seu nome conforme o registrado na comunidade Diálogos na Mantiqueira;

– identificar nome ou pseudônimo com o qual assina a obra, para que este possa constar de acordo no painel a ser exposto durante o III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura.

– identificar blog(s) e/ou site(s) pessoal(is), caso o autor tenha, e que seja de sua autoria, para ser divulgado virtualmente.

4. Da premiação

4.1 Com o intuito de valorizar os objetivos estabelecidos na comunidade virtual Diálogos na Mantiqueira de “manter e estreitar laços de amizade, discutir sobre a literatura e seus afins a partir dos acontecimentos gerados pelo evento” e “de se configurar um centro de documentação histórica e memória do Festival da Mantiqueira”, serão selecionadas pelo menos uma frase de cada participante, até um máximo de 100 frases que constituirão um painel a ser exposto durante o III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura.

4.1.1 Havendo a inscrição de mais participantes, e levando em conta que a comunidade virtual Diálogos na Mantiqueira se constitui de forma colaborativa e espontânea, cujos objetivos estão discriminados no item acima, considera-se a possibilidade de montar outro painel, de forma com que todos os integrantes da comunidade possam participar do evento de alguma maneira, mesmo que não se desloquem até São Francisco Xavier.
4.2 Além da divulgação no painel, todas as frases que foram enviadas serão divulgadas na página da comunidade virtual Diálogos na Mantiqueira e nos blogs: Cinco de Outubro, Vestindo Letras, BIP Cultural e Miopia. Nesse caso serão identificados os autores e atribuídos os devidos links pessoais, caso o autor os tenham enviado no ato da inscrição, não sendo obrigatório.

5. Da Seleção

5.1 As frases serão escolhidas de acordo com as seguintes etapas:

a. Triagem, com o objetivo de verificar se o proponente cumpre as exigências aqui previstas;

b. Verificação de quantas frases e quantos participantes se inscreveram, considerando o descrito no item 4.1;

c. Verificação da possibilidade de construção de mais de um painel, conforme descrito no item 4.1.1;

d. As frases vencedoras, caso haja mais de 100 frases inscritas e não seja possível a construção de outros painéis, serão escolhidas pelos idealizadores do concurso e selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

– adequação ao tema

– originalidade

– criatividade

6. Dos Prazos

6.1 Os textos deverão ser enviados até 30 de abril de 2010, até às 23:59 horas.

6.2 O resultado será divulgado na página da comunidade no dia 05 de maio de 2010.

7. Das Disposições Finais

7.1 O participante autoriza, desde já, a utilização de seu nome e imagem para fins de

divulgação/promoção do concurso cultural.

7.2 Os participantes do concurso cultural declaram serem de suas autorias as frases encaminhadas ao concurso e que as mesmas não constituem plágios de espécie alguma.

7.3 As escolhas das frases são de responsabilidade dos organizadores do concurso, e são soberanas.

São Paulo, 22 de março de 2010.

Organização:

Fernanda de Aragão (http://cincodeoutubro.blogspot.com)

Letícia Mendonça (http://vestindoletras.blogspot.com)

Apoio:

Beatriz Galvão (http://bipcultural.blogspot.com)

Guilherme Salla (https://guisalla.wordpress.com)

Veja algumas imagens da última edição:

 

 

 

 

 

PS: A amiga Beatriz Galvão que esta em um posto avançado em São José do Campos, adianta:

Autores já confirmados para o III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA, DIÁLOGOS COM A LITERATURA (28 à 30 de MAIO de 2010 – São Francisco Xavier – SJC – SP):

Ferreira Gullar

Guilherme Fiúza

Ronaldo Correia de Brito

Altair Martins

Carola Saavedra

Lira Neto

Fernando Gabeira

Paulo César de Araújo

Marina Colasanti

Laurentino Gomes

João Carlos Marinho

André Vianco

Walcyr Carrasco

VEJA MAIS:

 

IMAGENS RETROSPECTAS 2009 – Segunda Edição: Literatura em festa

• 23/12/2009

Festival da Mantiqueira: opiniões impressionistas (II) – Marina de la Riva

• 06/06/2009

Festival da Mantiqueira 2009: opiniões impressionistas (I).

• 04/06/2009

São Francisco Xavier infestada de gente! Festivais: da Mantiqueira e OFF-FEST!

• 24/05/2009

FESTIVAL DA MANTIQUEIRA – DIÁLOGOS COM A LITERATURA 2009: PROGRAMAÇÃO

• 07/05/2009

EXTRA, EXTRA, EXTRA: Festival da Mantiqueira – Diálogos na Literatura + OFF-FEST – Literatura Off Line

• 03/05/2009

Festival da Mantiqueira 2009

• 18/03/2009

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 31/03/2010.

7 Respostas to “III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA – DIÁLOGOS COM A LITERATURA: Concurso Cultural”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Salla, Guilherme Salla. Guilherme Salla said: III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA – DIÁLOGOS COM A LITERATURA: Concurso Cultural: http://wp.me/pfFUq-MM […]

  2. Positiva e operante, informo também que o show no sábado à noite será com Arnaldo Antunes e que as pousadas já estão lotadas.
    Lembro que pós-festival 2009, o tucanato declarou que não têm intenção de fazê-lo crescer dada a limitação do local [e de suas cabeças].

  3. […] uma justificativa para este salutar hábito burguês” – com esta chamada convidativa no blog do Festival da Mantiqueira, os leitores de plantão, escritores ativos e inativos, apaixonados pela Literatura já se […]

  4. Espero que o Festival não cresça em tamanho, mesmo! Pobre SFX, sugada e consumida até a última gota por 3 dias… O que fica lá para os moradores das roças e da vila? Fica pouco mais do que o olhar atordoado dos moços e moças que a cada sábado vão para a praça encher a cara…

  5. Stela, vc tem razão… da última vez nosso illustríssimo governador nem ao menos se dignou a verificar as condições das estradas da região, pois chegou lá de helicóptero…

  6. Hummm, Guilherme! Voce não frequenta a região fora do festival, não é mesmo? Este ano converse com o povo de lá, a tua frase confirma o que digo, o festival é um corpo estranho ao lugar. A estrada de asfalto entre Monteiro e SFX foi toda recapeada antes do festival do ano passado… Tinha sido um verão desastroso, TODA a região estava em panico com as chuvas super concentradas e com as quedas de barreiras… As estadas de terra (vicinais) não são atribuição do governo do estado, são do município…

  7. oi pessoal.
    gostaria de entrar em contato com os organizadores desta festa das letras e da reflexão literária. meu nome é Alexandre Brito. integro a banda os poETs, junto com Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto. é uma banda composta por poetas/músicos. temos dois Cds: Música Legal com Letra Bacana e os poETs. nosso primeiro DVD está em fase de edição. no site http://www.ospoets,com.br dá pra ter uma ideia do trabalho da gente. todos temos uma sólida trajetória como poetas e ensaístas. com o Ricardo (Silvestrin) tocamos a AMEOP – ameopoema editora, com 14 títulos publicados (www.ameopoema.com.br). no http://www.alexandrebrito.net.berhttp://www.ricardosilvestrin.com.brhttp://poesia-pau.blogspot.com é possivel visitar o espaço de produção e reflexão da gente. entre outras coisas escrevo para o público infantil desde 2008, tendo dois títulos lançados dentro de um conceito de poesia para gente pequena, média e grande. Circo Mágico foi adotado pelo PNBE/MEC. para o leitor adulto, tenho publicado Visagens, Zeros, O fundo do ar e Metalíngua.

    aguardo retorno dos amigos.
    cordialmente,
    Alexandre Brito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: