FESTIVAL OUTUBRO LITERÁRIO INDAIATUBA 2013

florflor

OUTRO OUTUBRO BROTA,
É PRIMAVERA
É LITERATURA!

AFLORAM LETRAS e PALAVRAS EM INDAIATUBA!

OUTUBRO LITERÁRIO, um evento da Secretária Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Indaiatuba sob curadoria compartilhada entre eu e Marina Costa, começa hoje!

O OUTUBRO LITERÁRIO, mais do que um evento sazonal no calendário cultural da cidade,  pretende se aproveitar da musas da primavera e lançar sementes para uma programação literária permanente, frutos e flores, o ano inteiro.

São diversas atividade (oficinas, palestras, saraus, cinema, teatro) em vários locais de Indaiatuba e para públicos de diferentes idades e perfis, do leitor insipiente ao autor experiente.

Entre elas alguns destaques:

Programação:

Dia 04 – sexta-feira – 19h30 – Local: Plenarinho da Câmara Municipal. Entrada gratuita.

 

PALESTRA

O espaço da mulher e a nova cena da literatura

com IVANA ARRUDA LEITE

Ivana Arruda Leite

Ivana Arruda Leite

IVANA ARRUDA LEITE nasceu em 1951, em Araçatuba; é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos: “Histórias da Mulher do Fim do Século”, “Falo de Mulher” e “Ao homem que não me quis” (finalista do prêmio Jabuti); uma novela “Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60” e dois romances: “Hotel Novo Mundo” (finalista do prêmio São Paulo) e “Alameda Santos”. Participou de inúmeras antologias, dentre as quais: “Geração 90 – os transgressores”, “25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”, “Contos de escritoras brasileiras”. Também escreve livros infantis e infanto-juvenis.

Dias 09/16/23 e 30 – quartas-feiras – 19h as 22h – Local: Centro Cultural Wanderley Peres. Entrada gratuita.

 

OFICINA

Escrita Criativa

com Prof. Dr. CELSO FALASCHI e Profª. Ms. MÔNICA KIMURA

Escrever não é um ato natural ao ser humano. Trata-se de uma habilidade adquirida e que envolve diversos tipos de processos (motores, psíquicos, culturais etc). Embora todos os que passaram pelo processo escolar estejam razoavelmente aptos a escrever, em ocasiões cruciais esta habilidade não se resolve de forma competente devido a inúmeros bloqueios ao longo da vida. O que a Oficina de Escrita Criativa oferece é a possibilidade de desbloquear, descobrir e intensificar potencialidades por meio de ferramentas testadas e largamente utilizadas por profissionais da escrita em todo o mundo.

Celso Falaschi

Celso Falaschi

Prof. Dr. Celso Falaschi – Jornalista e professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Literário da Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), da qual é co-fundador. É pós-graduado em Arte Terapia e Doutor em Psicologia/Criatividade, com estudos sobre criatividade aplicada à escrita. É professor também de cursos de Arte Terapia em diversas instituições de ensino superior do país. Foi editor de “O Estado de S. Paulo”, diretor da Intercom e coordenador da Expocom. Lecionou no curso de jornalismo da PUC-Campinas por vinte anos.

Mônica Kimura

Mônica Kimura

Profa. Ms. Mônica Kimura – Jornalista, pós-graduada em Comunicação de Massa pela Universidade Soka de Tóquio-Japão. Mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professora universitária, lecionou em instituições de ensino de São Paulo, Minas e Paraná.

Dia 01  Dia 10* – quinta-feira – 20h – Local: Praça da Matriz Candelária. Entrada gratuita. * (mudança na programação devido à previsão de chuva!)

CINEMA NA PRAÇA: VINICIUS

viniciusdemoraesdvd

Em comemoração ao Centenário de Vinícius de Moraes!

Dia 11 – sexta-feira – 19h30 – Local: Plenarinho da Câmara Municipal. Entrada gratuita.

PALESTRA

Cartografia Poética: painel da poesia contemporânea

com CLAUDIO DANIEL

Claudio Daniel

Claudio Daniel

CLAUDIO DANIEL, poeta, tradutor e ensaísta, nasceu em 1962, em São Paulo, onde se formou em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, cursa atualmente o doutorado na mesma instituição. É curador de Literatura e Poesia no Centro Cultural São Paulo. Publicou 20 livros de poesia, ficção, antologias e traduções, entre eles Figuras Metálicas (Perspectiva, 2004) e Fera Bifronte (Lumme Editor, 2010). É editor da revista literária Zunái e colunista da revista CULT.

Dia 15 Dia 17 * – quinta-feira – 20h – Local: Praça da Matriz Candelária. Entrada gratuita. * (mudança na programação devido à previsão de chuva!)

CINEMA NA PRAÇA: ORFEU NEGRO

4101546428_dc3c1e47e8

Em comemoração ao Centenário de Vinícius de Moraes, filme de Marcel Camus baseado na peça de Vinícius.

Dia 18 – sexta-feira – 19h30 – Local: Câmara Municipal. Entrada gratuita.

PALESTRA

Literatura e Contracultura: a Geração Beat

com CLÁUDIO WILLER

Cláudio Willer

Cláudio Willer

CLAUDIO WILLER (São Paulo, 1940) é poeta, ensaísta e tradutor, ligado à criação literária mais rebelde, ao surrealismo e geração beat. Publicações recentes, Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia, ensaio (Civilização Brasileira, 2010); Geração Beat, ensaio (L&PM Pocket, 2009); Estranhas Experiências, poesia (Lamparina, 2004). Traduziu Lautréamont, Ginsberg e Artaud. Publicado em antologias e periódicos no Brasil e em outros países. Doutor em Letras na USP, onde fez pós-doutorado e deu cursos como professor convidado. Também deu cursos, palestras e coordenou oficinas em uma diversidade de instituições culturais. Presidiu a UBE, União Brasileira de Escritores. Mais em http://claudiowiller.wordpress.com/about .

Dia 23 – terça-feira – 19h30 – Local: Câmara Municipal. Entrada gratuita.

PALESTRA

Centenário Vinícius de Moraes: o homem e a obra

com EMERSON SITTA e OSMAR SAVIOLI JR

Emerson Sitta e Osmar Savioli Jr

Osmar Savioli Jr e Emerson Sitta

EMERSON SITTA, 35 anos, graduado em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária e Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor de redação e de literatura em colégios e faculdades da região de Campinas. Poeta ituano, mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e  em sensibilidade poética pela natureza. Publicou “O Melhor é Sempre” (2008) – Editora Scortecci e outras diversas publicações independentes como “Inédito” (1997) e “ABRA” (1994). Atualmente pode ser lido no blogue REDIGIR:  http://emersonsitta.blog.uol.com.br/

OSMAR SAVIOLI JR, 30 anos, graduado em Letras e mestrando em Literatura pela PUC-SP. Professor de Redação e de Literatura em colégios de Campinas e Indaiatuba. Docente da faculdade Max Planck. Participou da banca do Júri do 8º Prêmio Acrísio de Camargo de Indaiatuba 2012.

Dia 24 – terça-feira – 19h30 – Local: E.E. Dom José de Camargo Barros. Entrada gratuita.

PALESTRA

Literatura no centro da periferia: ocupando o espaço com palavras

com FERRÉZ

Ferréz

Ferréz

Ferréz é um híbrido de Virgulino Ferreira (Ferre) e Zumbi dos Palmares (Z) e uma homenagem a heróis populares brasileiros. Fotografado por Almeida Rocha, ao lado.

Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música. Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, trabalhou como balconista, auxiliar – geral e arquivista. Seu primeiro livro, Fortaleza da Desilusão, foi lançado em 1997, com patrocínio da empresa onde trabalhava.

A notoriedade veio com o lançamento de Capão Pecado que está na quinta edição, lançado em 2000, romance sobre o cotidiano violento do bairro do Capão Redondo, na periferia de São Paulo, onde vive o escritor.

Ligado ao movimento hip hop e fundador da 1DASUL (marca de roupa totalmente feita no bairro). Ferréz atuou como cronista na revista Caros Amigos até 2010. Também é conselheiro editorial do jornal Le Mond Diplomatic Brasil.

Em sua prosa ágil e seca, composta com doses igualmente fortes de revolta, perplexidade e esperança, Ferréz reivindica voz própria e dignidade para os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras.

Dia 31 – quinta-feira – 20h00 – Local: Praça Rui Barbosa. Entrada gratuita.

SARAU

SARAU TODAS PALAVRAS EDIÇÃO ESPECIAL – CENTENÁRIO VINÍCIUS DE MORAES

vinicius

ESPERAMOS TODOS LÁ!

Mais informações na SECULT – Pç. Dom Pedro II, s/n, tel. (19) 3825-2056 ou em http://www.indaiatuba.sp.gov.br

Anúncios

~ por C. Guilherme A. Salla em 01/10/2013.

2 Respostas to “FESTIVAL OUTUBRO LITERÁRIO INDAIATUBA 2013”

  1. Show de bola. Espero não estar viajando, pra poder acompanhar as feras…

  2. […] https://guisalla.wordpress.com/2013/10/01/festival-outubro-literario-indaiatuba-2013/ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: