ASFIXIA

Meu poema maduro
Nestas minhas palavras rasteiras
Nasce apodrecido.
A riqueza de sua cultura
Deve-se ao avançado estado
De decomposição de seu conteúdo.
Dificulta a digestão
E desregula o metabolismo mental
Com seus significados vencidos.
Infecção e gases são resíduos
Muitas vezes diagnosticados como compreensão,
Não passam de sintomas
De grave intoxicação.
E isto não é um problema da língua.
É pura falta de paladar.
A apnéia do mergulho nos períodos,
Problemas respiratórios se revelam na pontuação.
A falta de oxigênio é má distribuição de vírgulas,
Apodrecem as palavras.
Do verso rarefeito
À estrofe insalubre,
Morre de asfixia mais um poeta.

Cláudio Guilherme Alves Salla
cc -Some rights

~ por C. Guilherme A. Salla em 22/06/2008.

7 Respostas to “ASFIXIA”

  1. […] um poema meu no páreo, o “Asfixia” (que você pode ler e julgar se tem alguma chance clicando AQUI), fico muito honrado de coadjuvar a cena (e, creio, todos os demais concorrentes da região de […]

  2. Guilherme, tem uma dicotomia nele, expressa centralmente em
    “A riqueza de sua cultura
    Deve-se ao avançado estado
    De decomposição de seu conteúdo.”, o maduro que é, ao mesmo tempo, apodrecido.

    É a expressão da indigestão causada no leitor que não consegue absorver,e daí morre o poeta?

    É autocrítica com o verso que já nasce podre, mesmo que maduro?

    Os dois?

    Por não ter ficado palatável (olha só…), estou preferindo (e gostei bastante)desta parte inicial em diante.

    Me ajude a digerir…

    Abraço.

  3. Luiz! Bom vê-lo aqui!

    É um poema da minha fase verde… o máximo que pode causar é prisão de ventre.

    A mim, ainda amarra a boca…

    Abraço!

  4. eu, brincaria um pouco mais nessa parte inicial pois o que vem a seguir acho muito legal. melhor com a bôca solta… não?

  5. […] Poesia – Cláudio Guilherme Alves Salla, com “ASFIXIA”. […]

  6. ASFIXIA É UM GRANDE POEMA…GOSTEI DA ESTROFE ENSALUBRE.

  7. Grato, amigo! Mande-me um poema seu pra que eu inclua na nano antologia indaiatubana de poesia em ando trabalhando…

    Abraço!

Deixe um comentário